Inclusão Digital: Um olhar para o futuro

Oficina de Integração 2016/1 – Inclusão Digital: Um olhar para o futuro

O 8° modulo do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, com o envolvimento dos professores, Intérpretes de Libras e NAPNE, produziram um glossário de Libras com vocabulário especifico da área da Informática. Ele está disponível neste link: http://napnee.chapeco.ifsc.edu.br/sistema/. Também é possível acessá-lo clicando na barra de acesso ao lado esquerdo desta página.

ifsc sinal alunos

A turma tem um aluno surdo e a iniciativa deste site se idealizou a partir disso. Todo o tempo que esteve aqui no IFSC o aluno surdo e intérpretes sentiam dificuldades em sinais específicos de termos técnicos. Com pesquisa e apoio de aplicativos e dicionários, foram construindo um acervo de sinais. Para não se perder este material e colaborar com futuros alunos surdos ingressantes na instituição, este material foi todo registrado em vídeo e já está disponível a todos que necessitem deste vocabulário.

O aluno Kelvin disse ao final da apresentação que se sentiu muito agradecido à turma e emocionado por ter visto todos seus colegas engajados nas gravações e na concretização oficial do site.

A partir de agora o site ficará com acesso disponível para o NAPNE, que continuará alimentando o glossário e dará continuidade ao trabalho.

Aproveitando o momento, queremos também parabenizar a turma pela iniciativa e envolvimento, vocês estão deixando aqui registrado um trabalho que irá beneficiar futuros alunos surdos ingressantes no curso. Sucesso!!!

Professores: Lara Popov, Vitor Gomes da Silva, Lurdes Perinazzo, Melissa Bettoni Intérpretes de Libras: Tatieli Lui, Matheus Horn e Juliana Paris
Alunos: Ahmad Fares, Amanda Moraes, Ana Rosa, Bruno Kaliston, Eduarda Tomazi, Eduardo Cella, Gabriel Martello, Guilherme Urnal, Kelvim Pinto, João Merlo e Mauricio Eugênio.